Quão sujo pode ser um colchão?
Você já pensou em quantas células da pele os humanos perdem por hora? Bem, milhões a cada hora!
Essas células da pele normalmente permanecem na superfície dos lençóis, mas algumas delas se misturam às fibras e se misturam ao suor. Como resultado, elas entram no seu colchão.
Para pessoas com alergia a ácaros, o que precede é, obviamente, uma notícia terrível. Para essas pessoas, é importante limpar o colchão com frequência.
Especialmente porque os ácaros são conhecidos por gostar muito das células da pele! Você costuma acordar de manhã com um nariz entupido, coriza ou coçando, e seus olhos doem quando você acorda?
As chances são de que esses monstrinhos encontraram o caminho para a sua cama.
Colchões dobram de peso a cada 10 anos
Você nunca poderia até mesmo ter pensado sobre isso, mas é um fato que um colchão dobra de peso a cada 10 anos. Seu colchão pode ter dobrado seu peso.
Em primeiro lugar, há a acumulação de cabelo humano, células da pele, bolores, bactérias, poeira, e os ácaros do pó da casa. E depois há os excrementos destes ácaros e insetos mortos.
Soa muito nojento, certo? Não se preocupe. A limpeza do seu colchão não é difícil e você pode fazê-lo muito facilmente.
A boa notícia é que limpar um colchão é muito mais fácil do que você imagina.
Continue lendo para descobrir as oito etapas simples que o ajudarão a manter seu colchão limpo e pronto para anos de soneca.
1. Reúna o material de limpeza do colchão
Para limpar profundamente um colchão, você precisará de certos materiais. Reunir-se:
um aspirador com um acessório de estofamento
um limpador enzimático ou sabão para lavar as manchas
detergente para roupa
bicarbonato de sódio
panos de limpeza
água fria
2. Tire a roupa da cama e lave toda a roupa de cama
Remova lençóis , fronhas e coberturas de colchão e deixe-os dar uma volta na máquina de lavar enquanto você limpa o colchão.
Lavar toda a roupa de cama em água quente ajudará a se livrar de todos os ácaros. Dependendo do tipo de travesseiro que você tem, você também pode lavá-los.
3. Aspire o colchão
Pegue o acessório de estofamento do seu aspirador de pó e passe por toda a superfície do colchão, incluindo as laterais.
Preste atenção especial às costuras e quebre o acessório de fenda para retirar qualquer sujeira ou poeira oculta.
4. Limpe seu colchão com um removedor de manchas
Agora é hora de se concentrar em tirar as manchas do colchão, e isso significa limpar as manchas. Nunca molhe o colchão ou aplique água ou solução de limpeza diretamente nele.
A espuma viscoelástica, por exemplo, não deve ficar molhada. Por esse motivo, é importante proceder com cautela e operar com o princípio de que menos é mais.
Portanto, faça a limpeza no local com um removedor de manchas. O removedor de manchas que você escolher dependerá do tipo de mancha e do tipo de colchão.
Para manchas biológicas, procure um limpador de enzima tipo Lysoform. Borrife o limpador em um pano branco limpo e, em seguida, seque a área manchada com o pano.
Depois disso, você pode aplicar água fria em um pano limpo diferente e continuar enxugando até que a mancha desapareça.
O objetivo aqui é usar o mínimo de produto e umidade possível. Este método é ideal para manchas de sangue, suor, vômito, urina e outras manchas relacionadas.
Como alternativa ao limpador Lysoform, você pode fazer sua própria solução “Faça você mesmo” misturando sabão em pó com água morna, vinagre e aplicando apenas a espuma resultante na mancha.
Você também pode fazer uma solução DIY de partes iguais de água fria e peróxido de hidrogênio.
5. Polvilhe bicarbonato de sódio por todo o colchão
Se você não pode colocar seu colchão ao sol e ao ar fresco, o bicarbonato de sódio é a segunda melhor opção.
Polvilhe uma camada sobre toda a parte superior do colchão e deixe por várias horas.
O bicarbonato de sódio quebra o ácido e absorve qualquer umidade ou odor remanescente.
Quanto mais tempo você deixar o bicarbonato de sódio no colchão, melhor funcionará!
Enquanto o colchão assenta com o bicarbonato de sódio, abra todas as janelas da sala para permitir a entrada de luz e do sol. Os raios ultravioleta do sol ajudam a matar qualquer molde ou bactéria no colchão.
6. Vácuo novamente
Depois que o bicarbonato de sódio tiver feito sua mágica, passe um aspirador completo. (Se você tem uma cabeceira de tecido, agora é uma boa hora para passar o aspirador também! É melhor começar do zero com tudo relacionado à cama.)
7. Vire o colchão
Agora que o lado um está impecável, vire o colchão e repita as etapas 1 a 5 para que ambos os lados fiquem igualmente frescos e limpos.
8. Proteja a poeira com um lençol
Usar lençóis justos e lavados regularmente e manter a área ao redor do colchão limpa vai protegê-lo de qualquer poeira.


Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)
