O ar-condicionado sujo é o lar de ácaros, fungos e bactérias que podem causar doenças muito sérias e levar, até mesmo a morte
Uma das bactérias com a maior fama de vilã é a Legionella que pode causar pneumonia grave e óbito.
Com a bactéria, vem a pneumonia que pode também ser provocada de outras formas.
Segundo dados da 10º regional de saúde, somente em 2019 foram contabilizados 139 óbitos sendo 80 em Cascavel nos últimos 5 anos foram 754 fatais por pneumonia nos municípios da região e desses 493 em Cascavel.
E se o ar-condicionado contribui para a contaminação de agentes causadores da pneumonia, o alerta é para prevenção, higiene e limpeza do filtro.
Quando eu mesmo investiguei isso, tudo que encontrei foram artigos aterrorizantes sobre algo chamado “pulmão com ar-condicionado”.
É uma reação imunológica muito rara e séria a pequenas partículas transportadas pelo ar, mas de acordo com Raj Dasgupta, MD, pneumologista da Escola de Medicina Keck da USC, não é o único problema causado por um ar condicionado sujo.
Quando você deixa de fazer a manutenção do seu ar condicionado, ele coleta altas concentrações de poeira, pólen e mofo.
Na melhor das hipóteses, isso poderia agravar alergias e asma. Na pior das hipóteses, pode causar infecções e pneumonias.
Existe uma bactéria específica (legionella) que pode causar um tipo de pneumonia conhecido como doença do legionário, que pode facilmente levar você para a UTI, diz ele.
Como limpar o filtro do Ar condicionado
O filtro do ar do condicionado deve ser limpo a cada 30 dias para garantir o fluxo de ar irrestrito e melhorar o desempenho.
A remoção e localização do filtro variam de acordo com o modelo individual.
Você pode lavar os filtros com água morna. Se o filtro estiver muito sujo, use um detergente suave na água corrente.
Produtos: Jogue um pouco de água com bicarbonato de sódio sobre o filtro antes de enxaguar.
A mistura pode ajudar a remover o odor acumulado. Tenha cuidado para não rasgar ou danificar o filtro durante a limpeza.
⊗ Não fazer: O filtro não pode ser lavado na máquina de lavar louça.
⊗ Não fazer: Reinstale um filtro úmido. Espere secar completamente antes de instalá-lo.
⊗ Não fazer: Use o ar condicionado até que o filtro seja colocado de volta no lugar.
Em tempo de pandemia, manter ar-condicionado limpo é vital em casa e na empresa
Todo o cuidado é pouco no combate a pandemia. Mesmo no isolamento, o perigo pode estar dentro de casa ou da sua empresa. Ar-condicionado sem manutenção, por exemplo, é um risco invisível.
Acumula fungos, ácaros, vírus e bactérias que geram problemas respiratórios e agravam o quadro nesta pandemia.
A sujeira depositada pode provocar rinite, sinusite, asma ou bronquite, que contribuem para deterioração das vias respiratórias e derrubam a imunidade, abrindo caminho para sintomas mais sérios do coronavírus.
A manutenção periódica é indispensável para garantir a saúde da sua família, dos seus funcionários e também dos clientes.
Deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam nos ambientes em uso ou não.
Nesta época em que o calor não dá uma trégua usamos mais o ar condicionado, e precisamos ter mais atenção e a pausa para a limpeza é ideal.
