Nos dias atuais, a correria do dia a dia faz com que muitas mulheres deixem para lavar o cabelo somente à noite.
É muito comum depois do banho bater aquela preguiça de secar os fios e como consequência não damos tempo para ele secar de forma natural.
Mas, afinal, será que faz mal dormir com o cabelo molhado?
Se você é adepta desse hábito saiba que os malefícios vão muito além da saúde dos fios, mas também do couro cabeludo e da sua própria saúde.
Quando dormimos com o cabelo molhado facilitamos a proliferação dos fungos. Isso acontece porque o travesseiro e o cabelo molhado são ambientes propícios para proliferação.
São esses fungos os causadores da seborreia popularmente conhecida como caspa, mas os dados não param por aí.. leia até o final.
1. Dores de Cabeça
De forma natural durante o período do sono, a temperatura corporal é reduzida bastante.
Ao dormir com o cabelo molhado, o organismo tem dificuldade de controlar a temperatura corporal e isso pode gerar dores de cabeça.
2. Proliferação de Bactérias
Esta é uma das principais razões para você nunca mais dormir com o cabelo molhado.
O travesseiro é cheio de fungos e bactérias que provém de células mortas, suor e outros fatores. Isso tudo aliado a umidade dos seus cabelos pode acabar aumentando ainda mais a proliferação de bactérias.
3. Quebra dos Fios
Para manter os cabelos fortes e saudáveis, deve evitar ao máximo o mau hábito de molhar o cabelo ao tomar uma ducha antes de dormir.
Pois essa prática gera um forte enfraquecimento dos fios e, pouco a pouco, aumenta a suscetibilidade à quebra e à queda excessiva.
4. Problemas de Pele
A umidade dos cabelos durante o período de descanso aumenta o risco de sofrer com problemas de pele, já que os micro-organismos têm aí o ambiente ideal para proliferar.
Diferentemente de quando você lava os cabelos durante o dia, à noite ele não conta com ar suficiente para secar por completo. Ao encontrar o calor no travesseiro, cria o clima perfeito para fungos e bactérias. Como consequência, podem aparecer micoses e irritações no couro cabeludo e na pele ao redor da linha do cabelo.
Agora acesse a para ver o que pode acontecer se você dormir com os cabelos úmidos ou molhados.
5. Coceira e Inflamação
Esta é uma das razões para você nunca mais dormir com o cabelo molhado. Além disso, os fungos que se proliferam na pele por causa do cabelo molhado podem causar inflamação e coceira, inclusive depois de secar o cabelo. Esse sintoma pode se tornar recorrente e, muitas vezes, demora vários dias para desaparecer quando não é tratado adequadamente.
6. Causa dor de garganta
Se você está dormindo em um quarto com ar-condicionado ou é o pico do inverno, dormir com o cabelo molhado o deixará muito mais frio. Mudanças bruscas de temperatura prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que facilita o ataque de vírus e bactérias.
Isso ocorre porque a garganta tem cílios que funcionam como defesa do organismo e, quando a temperatura cai bruscamente, o movimento desses cílios diminui e a defesa do organismo fica enfraquecida.
7. Isso vai te dar acne
Se o seu travesseiro estiver infestado de bactérias, é provável que você logo comece a ter acne. Sua pele agradecerá por secar o cabelo antes de dormir.
O que você deveria fazer ao invés de dormir com o cabelo molhado
Se você está em cima da hora, você ainda pode evitar danos usando duas toalhas, uma para esfregar o cabelo e outra para colocar em cima do travesseiro. Para evitar qualquer uma das opções acima, eis o que você pode fazer:
- Lave o cabelo no início da noite – isso permitirá que seque ao ar antes de dormir, sem molhar o travesseiro.
- Durma com uma fronha de seda – isso reduzirá a fricção e evitará quebras.
- Seque o cabelo com uma camiseta – isso causará menos danos do que uma toalha normal ou secar o cabelo por muito tempo.
- Aplique um condicionador leave-in para fortalecer o cabelo.
- Nunca durma com o cabelo molhado se tiver extensões de cabelo – elas ficarão emaranhadas e embaraçadas.
- Se você dorme com o cabelo molhado, considere colocar um travesseiro impermeável sobre o travesseiro e trocar as fronhas de tecido a cada dois dias.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com suas amigas e no grupo da família.
Fonte: experthometips.com
