PUBLICIDADE
Saúde

Trombose causada por anticoncepcional: sintomas e pílulas mais perigosas

O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usado e até busquem outros métodos contraceptivos.

PUBLICIDADE

No entanto, o assunto ainda é envolto em detalhes e dúvidas que devem ser esclarecidas para prevenir – e às vezes remediar – o problema.

Por exemplo, você sabe como identificar riscos e sintomas? Esclarecemos esses e outros pontos a seguir.

O que é trombose?

Caracterizada pela formação de um coágulo na corrente sanguínea, a trombose pode bloquear o fluxo de artérias e veias de diversas partes do corpo.

PUBLICIDADE

No caso da trombose venosa, a obstrução costuma ser nos membros inferiores e, se o coágulo se desprender, pode causar complicações graves como a embolia pulmonar.

Já a trombose arterial pode parar o fluxo de importantes vias do cérebro, coração e outros órgãos, gerando Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto agudo do miocárdio.

Por que anticoncepcional causa trombose?

De acordo com o cardiologista Rafael Belo Nunes, , do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, não há comprovação do real motivo da relação entre anticoncepcional e risco de trombose.

Acesse a próxima página abaixo para continuar lendo.

PUBLICIDADE
PRÓXIMA PÁGINA →
Ant.1 de 6

Mais Lidas de Saúde
PUBLICIDADE